O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80 do sec XX, localizado numa antiga zona de carácter misto (habitacional / industrial) na cidade do Porto.
O plano assentou na reconversão de parte da área edificada para Hotel e a instalação de uma Sala de Espetáculos, apoiada por uma biblioteca / fonoteca e salas de ensaio / gravação. O tema da “música” foi o elemento convergente, associando o programa do Hotel à Sala Espectáculos.
Estratégia passou por libertar parte da área coberta (edificação existente – edifício industrial) para zonas ajardinadas e arborizadas, devolvendo áreas permeáveis à cidade.
Quer no desenho quer na escolha de materiais, procurou-se intervir de forma simples e depurada. Formalmente, a proposta assenta numa linguagem monolítica com recurso ao menor número de materiais.
1º Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022 – “link Press”
Nomeado para Melhor projeto de reabilitação e Melhor Projeto Turístico – Prémios Construir 2022
O Open House Porto (OHP), na sua 8ª edição selecionou o projeto / obra do Hotel e Sala Espectáculos MOuCo.
O Open House Porto foi organizado pela Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura e parceria estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Open House 07/2023
(...) "Quer no desenho quer na escolha de materiais, procurou-se intervir de forma simples e depurada. Formalmente, a proposta assenta numa linguagem monolítica com recurso ao menor número de materiais." (...)
Arquitectos Aliados in Archdaily
(...) "Edifício projetado pelo Arqº Moura Coutinho, no início do sec XX, previsto para integrar a Padaria Nacional (....)
Já no sec. XXI o atelier Arquitectos Aliados foi contratado para realizar um projeto (arquitectura, especiali-dades, interior design) com forte componente turística, mantendo o uso de comércio no piso térreo." (....)
Arquitectos Aliados, in Archdaily
(...) "O projeto preconiza a abertura de vários saguões / pátios, de diferentes níveis e dimensões, tanto para a ventilação como entrada de luz natural para zonas comuns, frações comerciais, no piso térreo, e habitacionais, nos pisos superiores. Resultam seis pátios / saguões, cinco dos quais acessíveis (terraços) mas com diferentes caracterizações" (...)
Arquitectos Aliados in Archdaily