Hotel Mouco
Neste projeto, que teve a música como principal inspiração, desafiamos os clientes a integrar dois programas, um hotel e uma sala de espectáculos, e dessa forma integrar a comunitade local como elemento crucial para a promoção de um turismo responsável
Assim, surge um hotel que tem um leque de equipamentos de apoio, da sala de espetáculos e biblioteca/fonoteca, bem como, salas de ensaio de música, horta, piscina e jardins e que se abrem ao público geral e aos moradores da área.
O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80, localizado numa antiga zona de carácter misto (habitacional / industrial) na freguesia de Bonfim / Campanhã, na cidade do Porto.
Em evidente crescimento, a zona oriental da cidade foi escolhida pelo seu potencial como modelo para atrair formas sustentáveis de promover o turismo criativo. Uma antiga unidade fabril transformada num espaço multifacetado, que reúne diversos projetos ligados ao universo da música, criando um local onde os artistas se sentem valorizados, e, acima de tudo, incentiva a comunidade local a envolver-se nas atividades .
A equipa projetista, pela sua experiência na área da hotelaria, colaborou desde o início, no desenvolvimento do conceito e planeamento, até à concepção do projeto arquitectónico e design de interiores.






O conceito arquitectónico passou pela requalificação de uma zona bastante degradada da cidade do Porto, mantendo as memórias e a traça industrial original.
A intervenção da Arquitectos Aliados e Aliados Consulting
Procurement
A aliados consulting participou na pesquisa, avaliação e compra do imóvel garantindo assim a aquisição de um imóvel dentro dos parâmetros definidos nos estudos de viabilidade económica do projeto efectuados.
Conceito
O conceito do Hotel focou-se no “Turismo Criativo”, onde a música surge como elemento chave. Destinado a aficionados de música, investigadores ou outros profissionais da área, que procurem estadias breves. Desde a ideia inicial até ao conceito final, o desafio do M.Ou.Co. foi perceber como é que um projeto cultural poderia resultar numa combinação harmoniosa, estimulante e sustentável entre música, comunidade e turismo.
Programa
O plano definido pela equipa projetista preconizou a reconversão de parte da área edificada para Hotel Apartamento, que integra Unidades de alojamento diferenciadas (estúdios apartamento e quartos) com diferentes valências de apoio. Pretendeu-se que a reconversão funcional não apagasse a memória dos edifícios existentes, mas antes reforçando e valorizando a sua presença na paisagem urbana.
Arquitectura
Arquitectonicamente procedeu-se à alteração da construção existente para incorporar uma unidade hoteleira. Pretendeu-se que a reconversão funcional não apagasse a memória dos edifícios existentes, mas antes reforçando e valorizando a sua presença na paisagem urbana. O desagravamento de construção existente permitiu a criação de pátios, com diferentes caracterizações e usos, a criação de um pequeno Hotel com capacidade para 62 quartos e apartamentos.
Design de Interiores
O design de interiores segue em linha com o conceito do projeto utilizando a música como elemento omniprescente. Desde a escolha de materiais, cores e suportes até à utilização de objectos que aliam a música ao caráter industrial original do edifício, o objetivo do projeto de design de interiores era a criação de espaços calorosos que convidassem o visitante a relaxar e apreciar o papel de ouvinte.
Design de interiores






Media
“Ao atravessar o amplo átrio do M.Ou.Co. – que traduz bem a sua aspiração enquanto “uma porta aberta à cidade do Porto” –, é fácil antever que, para lá da fachada deste antigo armazém no Bonfim (que mantém o seu desenho original), nos espera uma experiência diferenciadora. O ponto de partida? A vontade de conjugar sob o mesmo tecto, de forma integrada e responsável, o turismo, a cultura e a comunidade portuense, fazendo da música o veículo agregador.”
“O conceito do Hotel focou-se no “Turismo Criativo”, onde a música surge como elemento chave. Destinado a aficionados de música, investigadores ou outros profissionais da área, que procurem estadias breves. Desde a ideia inicial até ao conceito final, o desafio do M.Ou.Co. foi perceber como é que um projeto cultural poderia resultar numa combinação harmoniosa, estimulante e sustentável entre música, comunidade e turismo.
“Portugal’s second largest city Porto is now home to a new hotel and cultural space where music is the headliner. This independent space in the city’s Bonfim neighbourhood combines a 62-bedroom hotel, a 50-seater restaurant, a bar, a garden with alfresco dining, an outdoor swimming pool, a music library, musical instruments for hire and a concert hall with a capacity of 180 seated and 300 standing guests.”
Awards
Através da articulação das várias valências dos Arquitectos Aliados e dos Arquitectos Aliados Consulting, e da necessidade de encontrar novas formas de repensar a cidade, a cultura e o turismo que surge o M.Ou.Co. um projeto distinto e marcante pela sua solidez e autenticidade.
Arquitetura: Susana Leite (coordination), Luis Barbosa
Colaboradores: Clara Araújo, Margarida Martins, João Farinha
Engenharia: Encep, Jfa, Speed of light, Niluft, Amplitude, Exactusensu,
Paisagismo: Arquitectos Aliados, Lda / Susana Leite
Fotografia: Alexander Bogorodskiy
Project: Hotel Apartamento e Sala Espectáculos M.OU.CO
Cliente: MOUCO, Lda
Year of conclusion: 2021
Construction area: 4890 m2
Project location: Porto, Portugal