Hotel Mouco

Neste projeto, que teve a música como principal inspiração, desafiamos os clientes a integrar dois programas, um hotel e uma sala de espectáculos, e dessa forma integrar a comunitade local como elemento crucial para a promoção de um turismo responsável

Assim, surge um hotel que tem um leque de equipamentos de apoio, da sala de espetáculos e biblioteca/fonoteca, bem como, salas de ensaio de música, horta, piscina e jardins e que se abrem ao público geral e aos moradores da área.

O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80, localizado numa antiga zona de carácter misto (habitacional / industrial) na freguesia de Bonfim / Campanhã, na cidade do Porto.

Em evidente crescimento, a zona oriental da cidade foi escolhida pelo seu potencial como modelo para atrair formas sustentáveis de promover o turismo criativo. Uma antiga unidade fabril transformada num espaço multifacetado, que reúne diversos projetos ligados ao universo da música, criando um local onde os artistas se sentem valorizados, e, acima de tudo, incentiva a comunidade local a envolver-se nas atividades .

A equipa projetista, pela sua experiência na área da hotelaria, colaborou desde o início, no desenvolvimento do conceito e planeamento, até à concepção do projeto arquitectónico e design de interiores.

O conceito arquitectónico passou pela requalificação de uma zona bastante degradada da cidade do Porto, mantendo as memórias e a traça industrial original.

A intervenção da Arquitectos Aliados e Aliados Consulting

Procurement

A aliados consulting participou na pesquisa, avaliação e compra do imóvel garantindo assim a aquisição de um imóvel dentro dos parâmetros definidos nos estudos de viabilidade económica do projeto efectuados. 

Conceito

O conceito do Hotel focou-se no “Turismo Criativo”, onde a música surge como elemento chave. Destinado a aficionados de música, investigadores ou outros profissionais da área, que procurem estadias breves. Desde a ideia inicial até ao conceito final, o desafio do M.Ou.Co. foi perceber como é que um projeto cultural poderia resultar numa combinação harmoniosa, estimulante e sustentável entre música, comunidade e turismo.

Programa

O plano definido pela equipa projetista preconizou a reconversão de parte da área edificada para Hotel Apartamento, que integra Unidades de alojamento diferenciadas (estúdios apartamento e quartos) com diferentes valências de apoio. Pretendeu-se que a reconversão funcional não apagasse a memória dos edifícios existentes, mas antes reforçando e valorizando a sua presença na paisagem urbana.

Arquitectura

Arquitectonicamente procedeu-se à alteração da construção existente para incorporar uma unidade hoteleira. Pretendeu-se que a reconversão funcional não apagasse a memória dos edifícios existentes, mas antes reforçando e valorizando a sua presença na paisagem urbana. O desagravamento de construção existente permitiu a criação de pátios, com diferentes caracterizações e usos, a criação de um pequeno Hotel com capacidade para 62 quartos e apartamentos.

Design de Interiores

O design de interiores segue em linha com o conceito do projeto utilizando a música como elemento omniprescente. Desde a escolha de materiais, cores e suportes até à utilização de objectos que aliam a música ao caráter industrial original do edifício, o objetivo do projeto de design de interiores era a criação de espaços calorosos que convidassem o visitante a relaxar e apreciar o papel de ouvinte.

Design de interiores

Media

Awards

Através da articulação das várias valências dos Arquitectos Aliados e dos Arquitectos Aliados Consulting, e da necessidade de encontrar novas formas de repensar a cidade, a cultura e o turismo que surge o M.Ou.Co. um projeto distinto e marcante pela sua solidez e autenticidade.

Arquitetura: Susana Leite (coordination), Luis Barbosa

Colaboradores: Clara Araújo, Margarida Martins, João Farinha 

Engenharia: Encep, Jfa, Speed of light, Niluft, Amplitude, Exactusensu, 

Paisagismo: Arquitectos Aliados, Lda / Susana Leite

Fotografia: Alexander Bogorodskiy 

 

Project: Hotel Apartamento e Sala Espectáculos M.OU.CO

Cliente: MOUCO, Lda

Year of conclusion: 2021

Construction area: 4890 m2

Project location: Porto, Portugal

Anselmo Braancamp
O bloco de apartamentos - Oporto Anselmo é um complexo habitacional com trinta (30) apartamentos, localizado no centro do Porto.
Apartamentos Liberdade
O bloco de apartamentos turísticos Liberdade
Almada Living
Inserido numa zona histórica protegida, os apartamentos incluem dezoito frações habitacionais de diferentes tipologias e dois estabelecimentos comerciais.
Araujo e Sobrinho
Inserir descrição

Apoio Prévio à Operação
/ Design Programático

Procuramos apoiar toda a operação imobiliária, desde o inicio do processo. Pode ser pertinente, inclusive, definir tipologia de oferta e do conceito no âmbito do investimento a realizar. 

Ponderamos e determinamos o uso / destino do activo imobiliário que o investidor detém (ou vá adquirir). Independentemente de se tratar de edificação nova ou reabilitação / adaptação (de edificação existente) há que desenvolver um programa detalhado, com posterior proposta de Concept Design, determinado usos singulares ou os denominados mixed-use, face ao contexto local e mercado.

(Re)posicionamento / Conceito

O posicionamento no mercado competitivo imobiliário, seja habitacional, retalho ou turístico / lazer pode ser determinante para o sucesso e retorno de avultados capitais do investidor. Minimizar o risco, com o melhor posicionamento e conceito é essencial, mesmo que seja para validar / consolidar os planos iniciais do investidor.

Neste campo, ainda antecipamos as tendências –oferta e procura – do mercado imobiliário e reposicionar o conceito do investimento imobiliário. 

O investimento imobiliário pode ter um forte potencial de rendimento de alto valor acrescentado, com vantagens claras para os investidores, mas não deve descurar a implantação do ESG. No eventual (re)posicionamento enquadramos o investimento no ESG (Environmental, Social and Governance) , essencial no presente / futuro do mercado de imobiliário.

A mudança de paradigma com a implementação do ESG (Environmental, Social and Governance) no mercado de imobiliário é critica. Analisamos e elaboramos, por isso, propostas de intervenção e de impacto estratégico / financeiro, com as questões actuais de sustentabilidade.

Definição estratégica

Definimos estratégias em diferentes áreas de negócio, com especial foco, nas vertentes da compra / venda / cash-flows (via arrendamento e/ou exploração de negócio). Procuramos a melhor rentabilidade de investimento de activos que os nossos clientes possuam ou venham a adquirir, sempre associada à necessária implementação do ESG (Environmental, Social and Governance).

Aferimos o melhor uso versus rentabilidade dos activos. A determinação do “best use” procura dar resposta a questões prévias fundamentais em várias áreas (promoção imobiliária, turístico / lazer, retalho):

a) o uso determinado é fisicamente viável?

b) o uso é legalmente permitido?

c) o uso será financeiramente viável?

d) o uso será o mais rentável?

e) o uso, no caso de pré-existência, será o melhor / maior potencial?

A validação do “best use”, para determinado imóveis, pode ser acompanhado pela equipa interna de Arquitectos Aliados

Prémios

2024

Nomeação
Obra do Ano – Turismo Archdaily
Turismo
Hotel e Sala de Espectáculos MOuCo, Porto
Arquitetos Aliados (Susana Leite, coordenação)

2023

Projeto selecionado
Open House Porto – 2023
Projeto / Obra – Reabilitação e Turismo
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2023

Menção Honrosa – Turistico
Vida Imobiliária + Promevi
Prémio – Turismo
Apartamentos Turisticos, Villa Theatro, Braga
Arquitetos Aliados

2023-

1º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Av. Torrado da Silva
Arquitetos Aliados (Susana Leite, coordenação)

2022-

1º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Freamunde, Paços de Ferreira
Arquitetos Aliados (Susana Leite, coordenação), co-autoria com AJA Arquitectos

2022

2º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Habitação
Conjunto Habitacional de Casquilho Nascente, Almada
Arquitetos Aliados, co-autoria com AJA Arquitectos (André Campos, coordenação)

2023

Nomeação
Obra do Ano – Turismo Archdaily
Residencial
Apartamentos Turisticos, Villa Theatro, Braga
Arquitetos Aliados
1ª Prémio
Vida Imobiliária + Promevi
Melhor Projeto / Obra – Reabilitação e Turismo
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2022

Nomeação (em shortlist de 5 ateliers)
Construir
Melhor Atelier de Arquitectura em Portugal
Arquitetos Aliados

2022

Nomeação (em shortlist de 6 projetos)
Construir
Melhor Projeto de Reabilitação de Arquitectura
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2022

Nomeação (em shortlist de 4 empreendimentos)
Construir
Melhor Empreendimento Turístico
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2022

7º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Esperança, Almada
Arquitetos Aliados, co-autoria com AJA Arquitectos

2021

Nomeação
Obra do Ano – Residencial Archdaily
Residencial
Habitação Colectiva e Comércio, Porto
Arquitetos Aliados

2010

2º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de S. Miguel, Açores
Arquitetos Aliado, co-autoria com Paulo Providência

2009-2011

1º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de Areias, St. Tirso (construido)
Arquitetos Aliados

2009

2º Prémio
Concepção Projeto Polo Desportivo
Serviços
Cidade Desportiva, Famalicão
Arquitetos Aliados, co-autoria com CA Arquitectos e Rita Mazeda

Centro de Saúde de S. Martinho, St. Tirso

1º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de S. Martinho, St. Tirso
Arquitetos Aliados, co-autoria com CA Arquitectos

2009-2011

Centro de Saúde I Coruche

1º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de Coruche
Arquitetos Aliados, co-autoria com CA Arquitectos

2009

5º Prémio
Concepção Projeto Hospital
Saúde
Hospital Público de Fafe
Arquitetos Aliado, co-autoria com NSW_COWI

2008-2011

1º Prémio
Concepção Projeto Centro Escolar
Serviços
Centro Escolar de Vagos (terminado – projeto de execução)
Arquitetos Aliados

2008

2º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Póvoa de Baixo, Estarreja
Arquitetos Aliados, co-autoria AVA Arquitetos

2008

1º Prémio
Concepção Projeto Piscinas Municipais
Serviços
Piscina Municipal, Marinha Grande
Arquitetos Aliados, co-autoria André Campos

2004

Centro de Saúde de Gandra I Paredes

3º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de Gandra, Paredes
Arquitetos Aliados, co-autoria com Paulo Morgado e António Campelo

2003

Menção Honrosa
Prémio Tektónica ’03
Emergências ’03
Concurso de Ideias
Arquitetos Aliados, co-autoria com André Campos e Paulo Morgado

Biblioteca Pública em Lamego

2º Prémio
Concepção Projeto Biblioteca
Serviços – Biblioteca
Biblioteca Pública em Lamego
Arquitetos Aliados, co-autoria com Olga Feio

2002

1º Prémio
Concepção Projeto Piscinas Municipais
Serviços – Biblioteca
Biblioteca Municipal, Lamego
Arquitetos Aliados, co-autoria com Olga Feio
Hotel MOuCo
O Open House Porto (OHP), na sua 8ª edição selecionou o projeto / obra do Hotel e Sala Espectáculos MOuCo. O Open House Porto foi organizado pela Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura e parceria estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Open House 07/2023
Learn more
Hotel MOuCo
(...) "Quer no desenho quer na escolha de materiais, procurou-se intervir de forma simples e depurada. Formalmente, a proposta assenta numa linguagem monolítica com recurso ao menor número de materiais." (...) Arquitectos Aliados in Archdaily
Learn More
Apartamentos Turísticos Villa Theatro
(...) "Edifício projetado pelo Arqº Moura Coutinho, no início do sec XX, previsto para integrar a Padaria Nacional (....) Já no sec. XXI o atelier Arquitectos Aliados foi contratado para realizar um projeto (arquitectura, especiali-dades, interior design) com forte componente turística, mantendo o uso de comércio no piso térreo." (....)

Arquitectos Aliados, in Archdaily
Learn more
Habitação Colectiva Almada Living
(...) "O projeto preconiza a abertura de vários saguões / pátios, de diferentes níveis e dimensões, tanto para a ventilação como entrada de luz natural para zonas comuns, frações comerciais, no piso térreo, e habitacionais, nos pisos superiores. Resultam seis pátios / saguões, cinco dos quais acessíveis (terraços) mas com diferentes caracterizações" (...)

Arquitectos Aliados in Archdaily
Learn more
Previous slide
Next slide