Luis Barbosa e Pedro Monteiro, co-autoria com Olga Feio
Press
M.Ou.Co Hotel | Monocle | revista
Monocle
| 05 abril 2023
Housed in a former electrical components factory close to Porto’s Campanhã Station, Mouco is a smart renovation by Porto-based practice Arquitectos Aliados. The hotel, which offers 62 rooms and suites, is characterised by a restrained natural palette of concrete, lime mortar, wood and brick, which helps to create a warm, soothing environment. Meanwhile, a garden, pool and outdoor seating bring in elements of the outside.
O Hotel e Sala de Espetáculos M.Ou.Co, projeto dos Arquitectos Aliados (Coordenação de Susana Leite), foi selecionado para a 8.ª edição do Open House Porto (OHP) (organizado pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitetura, em parceria com os municípios do Porto, Matosinhos, Maia e Vila Nova de Gaia).
“O projeto pretende estabelecer uma relação com a comunidade local, abrindo o edifício e os novos espaços exteriores à cidade. Se por um lado o tema da música uniu o programa do hotel e da sala de espetáculos, por outro lado a preservação do valor arquitetónico da antiga fábrica e a sua memória na paisagem urbana foram também prioridades.”
O Oporto Anselmo, projeto dos Arquitectos Aliados (Coordenação de Susana Leite), foi publicado na plataforma internacional ArchDaily, destacando-se como exemplo de arquitetura contemporânea no centro do Porto.
“Singing a new tune by combining a 62-bedroom hotel with a concert hall and cultural space, M.Ou.Co. is set to be a lively new addition to Porto’s Bonfim neighbourhood.”
“A former warehouse, M.Ou.Co, is today a contemporary space in Bonfim, a neighbourhood which is now Porto’s must-visit and must-live part of central Porto. Following a meticulous redevelopment, this entire area of 5,000 square metres of building has been transformed into a welcoming, modern space, filled with light. The building features natural materials throughout including the exterior and no paint has been used.”
“Ao atravessar o amplo átrio do M.Ou.Co. – que traduz bem a sua aspiração enquanto «uma porta aberta à cidade do Porto» –, é fácil antever que, para lá da fachada deste antigo armazém no Bonfim (que mantém o seu desenho original), nos espera uma experiência diferenciadora. O ponto de partida? A vontade de conjugar sob o mesmo tecto, de forma integrada e responsável, o turismo, a cultura e a comunidade portuense, fazendo da música o veículo agregador.”
O M.Ou.Co Hotel, concebido pelos Arquitectos Aliados sob coordenação de Susana Leite, foi apresentado no ArchDaily como um exemplo marcante de arquitetura contemporânea que valoriza a integração cultural e urbana no Porto.
“Um hotel dedicado à música, com sala de espetáculos, no centro do Porto […]. É, em simultâneo, espaço cultural, devotado intencionalmente ao mundo da música, mas também restaurante e ‘wine bar’, com aprazíveis espaços exteriores, esplanada e jardins e até piscina.”
Villa Theatro, projeto dos Arquitectos Aliados (Coordenação de Susana Leite), foi destacado no ArchDaily pela sua reabilitação cuidada de um edifício histórico, combinando design interior contemporâneo e preservação arquitetónica em Braga.
Living Almada, da autoria dos Arquitectos Aliados, foi destacado na ArchDaily pela sua intervenção sensível e inovadora no centro histórico do Porto, combinando a reabilitação de duas edificações protegidas com a criação de espaços residenciais e comerciais integrados em torno de pátios que valorizam a luz natural e a ventilação.
“O hotel temático […] ditou a remodelação do prédio, um desafio de arquitectura e design assumido por Arquitectos Aliados, Lda. e Susana Leite. O conforto moderno abraça o passado. Peças do espólio da Araújo & Sobrinho personalizam o ambiente, documentando um negócio mantido sempre pela mesma família, proprietária deste edifício.”
“O A.S. 1829, no final da Rua das Flores, é uma papelaria transformada em hotel. Ou antes, é um hotel de charme, que aproveita os encantos da papelaria Araújo e Sobrinho que ali continua a funcionar e a tomou como mote para um projeto de renovação, conservando a autenticidade que os novos turistas procuram.”
O Hotel Lisbon Park, obra de Arquitectos Aliados foi destacado no ArchDaily pela sua arquitetura contemporânea que equilibra funcionalidade e estética, destacando a fachada com brise-soleil em alumínio e interiores sofisticados que proporcionam uma receção calorosa e elegante aos hóspedes.
O M.Ou.Co Hotel, da autoria dos Arquitectos Aliados, foi um dos projetos selecionados para integrar o ciclo de visitas “Porto de Arquitetura”, que destaca exemplos da arquitetura contemporânea mais recente da cidade.
O projeto do Hotel M.Ou.Co, no Porto, desenvolvido pelos Arquitectos Aliados, foi tema de artigo do jornal Público com o título No País dos Arquitectos.