Housed in a former electrical components factory close to Porto’s Campanhã Station, Mouco is a smart renovation by Porto-based practice Arquitectos Aliados. The hotel, which offers 62 rooms and suites, is characterised by a restrained natural palette of concrete, lime mortar, wood and brick, which helps to create a warm, soothing environment. Meanwhile, a garden, pool and outdoor seating bring in elements of the outside.
O Open House Porto (OHP), na sua 8ª edição selecionou o projeto / obra do Hotel e Sala Espectáculos MOuCo.
O Open House Porto foi organizado pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura e parceria estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Hotel MouCo, projeto de Arquitectos Aliados (coordenação Susana Leite) publicado em dezenas de revistas da especialidade (nacionais e internacionais).
1º Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2022
Prémios Construir ´22, Nomeados para Melhor Projeto e Melhor Empreendimento Turístico
Projeto / Obra selecionado Open House 2023
Bloco de apartamentos – Oporto Anselmo, é um complexo habitacional com trinta apartamentos turísticos, localizado no centro do Porto.
Toda a volumetria, entendida como uma “massa” compacta é rasgada para permitir um jogo de cheios e vazios, de luz e sombra, quer na fachada principal (nascente) quer na fachada tardoz (poente).
(…) “Pretendia-se uma obra intemporal com referências várias, seja nacional seja do resto da Europa. (….)
Uma ideia material transversal desde o exterior ao interior, onde materiais mais frios e brutos, como o betão aparente, o microcimento, marmorites ou betonilhas se cruzam com materiais mais nobres como as madeiras.” (…)
“Singing a new tune by combining a 62-bedroom hotel with a concert hall and cultural space, M.Ou.Co. is set to be a lively new addition to Porto’s Bonfim neighbourhood. (…) this converted warehouse has a music library of more than 600 vinyl records, and guitars, keyboards and turntables to borrow” (…)
Portugal’s second largest city Porto is now home to a new hotel and cultural space where music is the headliner.
This independent space in the city’s Bonfim neighbourhood combines a 62-bedroom hotel, a 50-seater restaurant, a bar, a garden with alfresco dining, an outdoor swimming pool, a music library, musical instruments for hire and a concert hall with a
capacity of 180 seated and 300 standing guests.
(…) “Entregue a Susana Leite e ao gabinete Arquitectos Aliados, o projecto de arquitectura e interiores preocupou-se em criar “um espaço onde as pessoas se sentissem bem (…) privilegiando materiais de aparência crua e natural, como a madeira de pinho nórdico, o marmorino, o betão polido, o tijolo burro ou o aço corten.” (….)
O plano definido pela Equipa Projetista (…) assentou na reconversão de parte da área edificada para Hotel (unidades de alojamento – estúdios / apartamento e quartos) e a instalação de uma Sala de Espetáculos, apoiada por uma biblioteca / fonoteca e salas de ensaio / gravação. O tema da “música” foi o elemento convergente, associando o programa do Hotel à Sala Espectáculos.(…) O projeto procurou fomentar a relação dos utilizadores do novo espaço com a comunidade local. (…)
Quer no desenho quer na escolha de materiais, procurou-se intervir de forma simples e depurada. Formalmente, a proposta assenta numa linguagem monolítica com recurso ao menor número de materiais.
Surgiram, no desenvolvimento do programa, 9 Apartamentos Turísticos de tipologias diferencia-das apoiadas pelas zonas comuns. Da totalidade dos apartamentos, 7 são totalmente diferentes, tendo sido o atelier a desenhar / fornecer o “Interior Design” (quadros, móveis, iluminação). (…)
Edifício projetado pelo Arqº Moura Coutinho, no início do sec XX, previsto para integrar a Padaria Nacional (….)
Já no sec. XXI o atelier Arquitectos Aliados foi contratado para realizar um projeto (arquitectura, especiali-dades, interior design) com forte componente turística, mantendo o uso de comércio no piso térreo.” (….)
O projeto preconiza a abertura de vários saguões / pátios, de diferentes níveis e dimensões, tanto para a ventilação como entrada de luz natural para zonas comuns, frações comerciais, no piso térreo, e habitacionais, nos pisos superiores. Resultam seis pátios / saguões, cinco dos quais acessíveis (terraços) mas com diferentes caracterizações.
(…) O projeto preconiza a abertura de vários saguões / pátios, de diferentes níveis e dimensões, tanto para a ventilação como entrada de luz natural para zonas comuns, frações comerciais, no piso térreo, e habitacionais, nos pisos superiores. Resultam seis pátios / saguões, cinco dos quais acessíveis (terraços) mas com diferentes caracterizações.
O hotel temático – com 41 quartos, restaurante, bar e esplanada – ditou a remodelação do prédio, um desafio de arquitectura e design assumido por Arquitectos Aliados e Susana Leite. O conforto moderno abraça o passado. Peças do espólio da Araújo & Sobrinho personalizam o ambiente” (…)
O gabinete Arquitectos Aliados, idealizou o conceito de criar um Hotel que integrasse (e valorizasse) a Papelaria que ali existe, desde 1829, a Araújo & Sobrinho, uma das lojas mais antigas do país, que fez nome na área da papelaria. (…) Com a coordenação da Susana Leite / Arquitectos Aliados, teve um cunho em todo o projeto de arquitectura e interior design num acompanhamento intenso em obra.
Porto A.S. 1829 Hotel veio dar vida a um edifício centenário onde se
situava uma antiga papelaria e preservou alguma da maquinaria na decoração do espaço.
Hoel, Museu e Papelaria (…) é uma papelaria transformada em hotel (…), que aproveita os encantos da papelaria Araújo & Sobrinho que ali continua a funcionar e a tomou como mote para um projeto de renovação.
The building occupies a vacant plot in a large perimeter block and is slightly recessed at ground floor level to allow passengers’ drop-off and car entrance. The street façade, facing Southeast, is sheltered from sun exposure by a grid system of random vertical aluminum mullions that, like an abstract second skin, conceals the curtain wall behind and reasserts the 5-story building with the neighboring alignments.
Inside, guests are greeted by a double-height lobby in a beige terrazzo floor with brass inlays combined with a three-dimensional sculptural wall signage, also in solid brass, and a ceiling in wide walnut boards that extends to the mezzanine of the adjacent bar. The latter has a generous stairwell leading guests to the restaurant below.
Evento “Porto de Arquitetura”, um ciclo de visitas de arquitectura, que vão decorrer num conjunto de oito edifícios da cidade representativos da mais recente arquitetura contemporânea desenvolvida na cidade.