M.Ou.Co
Hotelaria e Cultura | Porto 2021
O M.Ou.Co nasceu da reconversão de uma antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80, situada numa zona de carácter misto (habitacional/industrial) na freguesia do Bonfim/Campanhã, no Porto. Esta área oriental da cidade, em plena expansão, revelou-se o local ideal para um modelo sustentável de turismo criativo.
A intervenção dos Arquitectos Aliados consistiu na transformação desta unidade fabril numa infraestrutura multifuncional dedicada à música, promovendo um ponto de encontro entre artistas, investigadores, profissionais da área musical e a comunidade local. O M.Ou.Co Hotel combina hotelaria e cultura, integrando uma unidade hoteleira, uma sala de espetáculos, uma biblioteca/fonoteca, salas de ensaio e gravação, além de um restaurante e um bar, reforçando a sua ligação à cidade.
Projeto | M.Ou.Co Hotel
Localização | Porto, Portugal
Ano de Conclusão | 2021
Área de Construção | 4.890 m²
Cliente | Porto Dorme – Serviços Hoteleiros
Consultoria | Arquitectos Aliados Consulting
Arquitetura | Arquitectos Aliados (Susana Leite e Luís Barbosa)
Colaboradores | Clara Araújo, Margarida Martins, João Farinha
Engenharia | Amplitude, ENCEP, Exactusensu, JFA, Niluft, Speed of Light
Arranjos Exteriores | Arquitectos Aliados
Interior Design | Arquitectos Aliados (Susana Leite)
Imagens 3D | Francisco Koehler
Fotografia | Alexander Bogorodskiy
“Transformar uma antiga fábrica de componentes elétricos num vibrante espaço cultural e hoteleiro foi mais do que uma missão para os Arquitectos Aliados – foi um projeto que nos apaixonou desde o primeiro contacto com o cliente.”
ARQUITECTOS ALIADOS
Conceito
O conceito do M.Ou.Co. centra-se no Turismo Criativo, onde a música é o elemento chave. Destinado a aficionados, investigadores e profissionais da área, o hotel oferece estadias breves num ambiente que combina cultura, comunidade e turismo de forma harmoniosa, estimulante e sustentável.
A equipa de projecto planeou a reconversão de parte do edifício para um hotel-apartamento com unidades diferenciadas — estúdios apartamento e quartos — que oferecem diversas valências de apoio. O projeto valorizou a memória do edifício original, reforçando a sua presença e integração na paisagem urbana sem apagá-la.
Arquitectura
A intervenção arquitetónica reconverte uma antiga fábrica, preservando a sua memória e valorizando a robustez e adaptabilidade do edifício. A inclusão de pátios e espaços comuns reforça a relação com o exterior e a vivência coletiva.
Com 62 unidades de alojamento (quartos e estúdios apartamento), sala de espetáculos, biblioteca/fonoteca, salas de ensaio e gravação, restaurante, bar e zonas verdes acessíveis à comunidade, o M.Ou.Co. assume-se como um projeto de forte identidade e motor de regeneração urbana na zona oriental do Porto.
interior design
O design de interiores está profundamente ligado ao conceito de música como fio condutor. A equipa de projeto traduziu esse universo na escolha de materiais como betão polido, marmorino, tijolo burro e barramentos de cal, combinados com elementos em madeira de pinho nórdico e aço corten que acrescentam conforto e calor ao espaço.
Iluminação e mobiliário desenhados à medida, a par de objetos e referências musicais, pontuam os ambientes e criam atmosferas envolventes. Mais do que espaços de passagem, os interiores foram pensados como lugares de escuta, que convidam a desacelerar e a ouvir.
arranjos exteriores
O projeto de paisagismo promove a integração do edifício na malha urbana e na vida da comunidade, através de um pátio aberto ao público que funciona como uma praça, substituindo a entrada convencional por um espaço de encontro e fruição coletiva.
No exterior, a continuidade dos materiais estabelece uma ligação fluida com os interiores e reforça a identidade do projeto, criando uma relação mais direta e acessível entre o edifício, a cidade e os seus habitantes.
O projeto foi amplamente reconhecido e divulgado na impressa nacional e internacional.
Monocle
Housed in a former electrical components factory close to Porto’s Campanhã Station, M.Ou.Co is a smart renovation by Porto-based practice Arquitectos Aliados. The hotel, which offers 62 rooms and suites, is characterised by a restrained natural palette of concrete, lime mortar, wood and brick, which helps to create a warm, soothing environment. Meanwhile, a garden, pool and outdoor seating bring in elements of the outside(…)
The Guardian
Singing a new tune by combining a 62-bedroom hotel with a concert hall and cultural space, M.Ou.Co. is set to be a lively new addition to Porto’s Bonfim neighbourhood. As well as an outdoor pool and alfresco dining, this converted warehouse has a music library of more than 600 vinyl records, and guitars, keyboards and turntables to borrow; music lessons are available too. Rooms are named after songs, come with sound systems and amps with headphones, and even the spa offers physio specifically for musicians.
Londoist
A oferta de alojamentos no Airbnb na cidade é excelente; consegue-se encontrar um apartamento central e confortável (por exemplo, na Baixa ou no Bolhão) a um preço razoável, especialmente se estiveres a viajar com outras pessoas. Para quem quiser investir um pouco mais, há opções como o musical Hotel M.Ou.Co, onde podes ouvir discos e tocar instrumentos, e o The Yeatman, com uma piscina exterior e vistas deslumbrantes.
Time Life
Assim que entras no M.Ou.Co., sentes imediatamente uma atmosfera descontraída, quase como se fosse um clube exclusivo, mas sem qualquer atitude pretensiosa. A música está no coração de tudo aqui e, desde o momento em que fazes o check-in, és recebido com música, uma receção com um painel de capas de vinil onde os hóspedes podem escolher os seus cinco vinis para levar para os seus quartos, com a opção de também levar instrumentos musicais.
Revista Attitude
Ao atravessar o amplo átrio do M.Ou.Co. – que traduz bem a sua aspiração enquanto “uma porta aberta à cidade do Porto” –, é fácil antever que, para lá da fachada deste antigo armazém no Bonfim (que mantém o seu desenho original), nos espera uma experiência diferenciadora. O ponto de partida? A vontade de conjugar sob o mesmo tecto, de forma integrada e responsável, o turismo, a cultura e a comunidade portuense, fazendo da música o veículo agregador.
Público
“A ideia era essa. [Queríamos] que as pessoas entrassem em contacto directo com a música. [Não pretendíamos que o hotel] fosse aquele mundo aparte com dois programas autónomos, mas que os dois programas se fundissem.” (Susana Leite)
À conversa com os arquitectos Susana Leite e Luís Barbosa, do atelier Arquitectos Aliados, procuramos explorar a missão da arquitectura e do papel do arquitecto, os processos e as referências de trabalho, através do M.Ou.Co. Hotel.
Time Out
O conceito do Hotel focou-se no “Turismo Criativo”, onde a música surge como elemento chave. Destinado a aficionados de música, investigadores ou outros profissionais da área, que procurem estadias breves. Desde a ideia inicial até ao conceito final, o desafio do M.Ou.Co. foi perceber como é que um projeto cultural poderia resultar numa combinação harmoniosa, estimulante e sustentável entre música, comunidade e turismo.
Evasões
No lugar outrora ocupado por uma fábrica de geradores, está agora uma estrutura imponente, de cor alaranjada e traços minimalistas, com esplanada, jardins e piscina de água salgada. Betão e madeira surgem combinados com plantas naturais e apontamentos em pele, a acusar uma certa influência nórdica. O que une os diferentes espaços é essa estética entre o orgânico e o industrial, mas, sobretudo, a música. O M.Ou.Co dá especial atenção aos músicos – até criou um departamento de saúde para eles -, mas está aberto a todos: além de hotel, é sala de espetáculos, bar e restaurante.
Porto de Arquitectura
Este edifício representa uma abordagem alternativa na reconversão de uma fábrica de componentes elétricos, tornando-a num espaço múltiplo, tendo como programa base o alojamento orientado para o universo musical. É já um complexo cultural e hoteleiro incontornável na cidade. Localizado no Bonfim, o M.Ou.Co. Hotel foi concebido com base num conceito multidisciplinar e dirigido para o mundo musical, assumindo-se como um espaço cultural de eleição.
Vida Imobiliária
Com uma área total de 5.000 mª, o M.Ou.Co. integra 62 quartos, um restaurante, uma sala de espetáculos e uma musicoteca. Acrescem três salas de ensaios, um espaço inovador dedicado à saúde do músico e, também, áreas exteriores de jardim, piscina, bar e esplanada. O M.Ou.Co. resulta de um investimento de oito milhões de euros, com financiamento no âmbito do Programa Norte 2020, e nasce no Bonfim, zona oriental da cidade do Porto. Este é um projeto hoteleiro com uma componente cultural muito forte, o primeiro do país com um conceito multidisciplinar e assumidamente dirigido para a componente musical.
Drift Travel
The motto at MOuCo. is Stay. Listen. Play. These three words represent everything about this new destination in the city, attracting both locals and visitors. Guests stay in bedrooms named after songs including ‘Vamos Fugir’ and ‘Voyage Voyage’. All rooms feature either a kitchenette and lounge area with ground floor rooms leading on to small private gardens with access to the outdoor swimming pool. Suites include the ‘Porto Sentido’ which is a duplex featuring a fully-equipped kitchen and dining area and its own balcony. Music and entertainment are key elements of all bedrooms which all include a professional sound bar system, sound amplifier with headphones, Chromecast, a USP charger and GuestU Phone.


















































