Hotel Mouco

Hotelaria | Porto, 2021

Arquitetura:
Susana Leite (coordenação)
Luis Barbosa

Colaboradores:
Clara Araújo
Margarida Martins
João Farinha  

Engenharia:
Encep
Jfa
Speed of light
Niluft
Amplitude
Exactusensu

Paisagismo:
Arquitectos Aliados, Lda
Susana Leite  

Fotografia: Alexander Bogorodskiy

Projeto:
Hotel Apartamento e Sala Espectáculos M.OU.CO

Cliente:
MOUCO, Lda

Ano de conclusão:
2021

Área da construção:
4890 m2

Localização do projeto:
Porto, Portugal

O valor arquitectónico incorporado num novo uso

O projeto desenvolveu-se numa antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80, localizado numa antiga zona de carácter misto (habitacional / industrial) na freguesia de Bonfim / Campanhã, na cidade do Porto.

Em evidente crescimento, a zona oriental da cidade foi escolhida pelo seu potencial como modelo para atrair formas sustentáveis de promover o turismo criativo. Uma antiga unidade fabril transformada num espaço multifacetado, que reúne diversos projetos ligados ao universo da música, criando um local onde os artistas se sentem valorizados, e, acima de tudo, incentiva a comunidade local a envolver-se nas atividades .

Procurement

O atelier Arquitectos Aliados apoiou em estudos para a aquisição do imóvel, consubstanciados em análises preliminares (volumetria, programa, ocupação, etc) confirmando assim a viabilidade económica.

Desde uma fase preliminar do processo, a equipa projetista interveio de forma activa, nomeadamente  na definição do conteúdo programático misto, com um Hotel e Sala Espectáculos.

Previous slide
Next slide

Conceito / Programa

O plano definido pela Arquitectos Aliados assentou na reconversão profunda de uma antiga fábrica de componentes elétricos dos anos 80 do sec XX, localizado na cidade do Porto.

A reconversão de parte da área edificada permitiu integrar uma Unidade Hoteleira (unidades de alojamento diferenciadas – estúdios/apartamento e quartos) a par da instalação de uma Sala de Espetáculos, apoiada por uma biblioteca / fonoteca e salas de ensaio / gravação. O tema da “música” foi o elemento convergente do projeto, associando assim o programa do Hotel à Sala Espectáculos, juntando ainda um restaurante e um bar.

O valor arquitectónico da pré-existência foi incorporado na concepção do novo uso. A reconversão funcional não “apagou” a memória dos edifícios existentes, mas valorizou a sua presença na paisagem urbana.

Uma antiga unidade fabril transformou-se num espaço multifacetado com um projeto que pretende ser o mote para requalificação de uma zona bastante degradada da cidade do Porto.

 

Por isso, a equipa projetista procurou:

o reaproveitamento da configuração estrutural das edificações existentes, reproduzindo a nova construção com base em três volumes seguindo o cadastro das edificações existentes.

a manutenção da fachada principal do prédio, pelo seu carácter industrial, permitindo que se mantenham algumas das características que sempre estiveram presentes nesta zona do Porto.

libertar parte da área coberta (edificação existente – edifício industrial) para zonas ajardinadas e arborizadas, devolvendo áreas permeáveis à cidade.

O projeto procurou fomentar a relação dos utilizadores do novo espaço com a comunidade local, através da “abertura” à cidade do edifício e os novos espaços exteriores.

Referências: Tham e Videgård Arkitekter

Referências: Menos é Mais Arquitectos

Referências: Neri and Hu Arquitectos

Arquitetura

Arquitectonicamente procedeu-se à alteração da construção existente para incorporar uma unidade hoteleira. Pretendeu-se que a reconversão funcional não apagasse a memória dos edifícios existentes, mas antes reforçando e valorizando a sua presença na paisagem urbana. O desagravamento de construção existente permitiu a criação de pátios, com diferentes caracterizações e usos, a criação de um pequeno Hotel com capacidade para 62 quartos e apartamentos.

A equipa projetista, pela sua experiência na área da hotelaria, colaborou desde o início, no desenvolvimento do conceito e planeamento, até à concepção do projeto arquitectónico e design de interiores. Através da articulação das várias valências dos Arquitectos Aliados e dos Arquitectos Aliados Consulting, e da necessidade de encontrar novas formas de repensar a cidade, a cultura e o turismo que surge o M.Ou.Co. um projeto distinto e marcante pela sua solidez e autenticidade.

Previous slide
Next slide

Imagens Virtuais (Renders)

Previous slide
Next slide

Design & Decoração

A equipa projetista Arquitectos aliados foi responsável pelo desenho de arquitectura, mas também no interior design e arranjos exteriores. Inclusive, foi possivel desenhar / produzir diferentes elementos de iluminação decorativa e mobiliário que surgem em todo o interior. Quer no desenho dos espaços, quer na escolha de materiais, procurou-se intervir de forma simples e depurada.

No interior o uso recorrente do betão (lajes aparentes e pavimentos), barramentos à base de cal (paramentos verticais) em contraste com apontamentos de madeira natural (vãos e guarnições) e tijolo maciço (em algumas zonas especiais nos paramentos verticais). No exterior, em estrita relação com o interior, fomentou-se a continuidade de barramentos à base de cal (em paramentos verticais) que se prolongam, formalmente, na linguagem usada para as coberturas de duas águas com os mesmos apontamentos de madeira / tijolo maciço já utilizados nos espaços interiores.

Interior Design

O design de interiores segue em linha com o conceito do projeto utilizando a música como elemento omniprescente. Desde a escolha de materiais, cores e suportes até à utilização de objectos que aliam a música ao caráter industrial original do edifício, o objetivo do projeto de design de interiores era a criação de espaços calorosos que convidassem o visitante a relaxar e apreciar o papel de ouvinte.

Paisagismo / Arranjos Exteriores

O edifício interage com os residentes locais através de um pátio semelhante a uma praça, substituindo uma entrada convencional. Ao contrário de outros hotéis, onde áreas restritas são proibidas e apenas um café é acessível ao público, neste local, tanto o térreo quanto o subsolo estão abertos para uso público.

Processo de Obra

Transformar uma antiga fábrica de componentes elétricos num vibrante espaço cultural e hoteleiro foi mais do que uma missão para os Arquitectos Aliados – foi um projeto que os apaixonou desde o primeiro contacto com o cliente.

Previous slide
Next slide

Obra Final

A obra “abre-se” à cidade, desde os seus pátios e jardins, ao restaurante e bar, passando pela fonoteca e biblioteca, terminando, na sala de espectáculos. Com um programa público que pode ser usufruido quer pelos portuenses quer pelos turistas “acidentais”.

Em zonas, mais reservadas, surgem os quartos e apartamentos, com diferentes tipologias que surgem distribuídos nos vários “corpos” e pisos desta obra multifacetada.

A Arquitectos Aliados tem vindo a ser premiada pelos seus trabalhos originais e de relevo na arquitectura e interior design.

Awards

Media

Anselmo Braancamp
O bloco de apartamentos - Oporto Anselmo é um complexo habitacional com trinta (30) apartamentos, localizado no centro do Porto.
Apartamentos Liberdade
O bloco de apartamentos turísticos Liberdade
Almada Living
Inserido numa zona histórica protegida, os apartamentos incluem dezoito frações habitacionais de diferentes tipologias e dois estabelecimentos comerciais.
Araujo e Sobrinho
Inserir descrição
Previous slide
Next slide

Prémios

2024

Nomeação
Obra do Ano – Turismo Archdaily
Turismo
Hotel e Sala de Espectáculos MOuCo, Porto
Arquitetos Aliados (Susana Leite, coordenação)

2023

Projeto selecionado
Open House Porto – 2023
Projeto / Obra – Reabilitação e Turismo
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2023

Menção Honrosa – Turistico
Vida Imobiliária + Promevi
Prémio – Turismo
Apartamentos Turisticos, Villa Theatro, Braga
Arquitetos Aliados

2023-

1º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Av. Torrado da Silva
Arquitetos Aliados (Susana Leite, coordenação)

2022-

1º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Freamunde, Paços de Ferreira
Arquitetos Aliados (Susana Leite, coordenação), co-autoria com AJA Arquitectos

2022

2º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Habitação
Conjunto Habitacional de Casquilho Nascente, Almada
Arquitetos Aliados, co-autoria com AJA Arquitectos (André Campos, coordenação)

2023

Nomeação
Obra do Ano – Turismo Archdaily
Residencial
Apartamentos Turisticos, Villa Theatro, Braga
Arquitetos Aliados
1ª Prémio
Vida Imobiliária + Promevi
Melhor Projeto / Obra – Reabilitação e Turismo
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2022

Nomeação (em shortlist de 5 ateliers)
Construir
Melhor Atelier de Arquitectura em Portugal
Arquitetos Aliados

2022

Nomeação (em shortlist de 6 projetos)
Construir
Melhor Projeto de Reabilitação de Arquitectura
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2022

Nomeação (em shortlist de 4 empreendimentos)
Construir
Melhor Empreendimento Turístico
Hotel e Sala Espetaculos, M.OU.CO, Porto
Arquitetos Aliados

2022

7º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Esperança, Almada
Arquitetos Aliados, co-autoria com AJA Arquitectos

2021

Nomeação
Obra do Ano – Residencial Archdaily
Residencial
Habitação Colectiva e Comércio, Porto
Arquitetos Aliados

2010

2º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de S. Miguel, Açores
Arquitetos Aliado, co-autoria com Paulo Providência

2009-2011

1º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de Areias, St. Tirso (construido)
Arquitetos Aliados

2009

2º Prémio
Concepção Projeto Polo Desportivo
Serviços
Cidade Desportiva, Famalicão
Arquitetos Aliados, co-autoria com CA Arquitectos e Rita Mazeda

Centro de Saúde de S. Martinho, St. Tirso

1º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de S. Martinho, St. Tirso
Arquitetos Aliados, co-autoria com CA Arquitectos

2009-2011

Centro de Saúde I Coruche

1º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de Coruche
Arquitetos Aliados, co-autoria com CA Arquitectos

2009

5º Prémio
Concepção Projeto Hospital
Saúde
Hospital Público de Fafe
Arquitetos Aliado, co-autoria com NSW_COWI

2008-2011

1º Prémio
Concepção Projeto Centro Escolar
Serviços
Centro Escolar de Vagos (terminado – projeto de execução)
Arquitetos Aliados

2008

2º Prémio
Concepção Projeto Habitação Custos Controlados
Residencial
Conjunto Habitacional de Póvoa de Baixo, Estarreja
Arquitetos Aliados, co-autoria AVA Arquitetos

2008

1º Prémio
Concepção Projeto Piscinas Municipais
Serviços
Piscina Municipal, Marinha Grande
Arquitetos Aliados, co-autoria André Campos

2004

Centro de Saúde de Gandra I Paredes

3º Prémio
Concepção Projeto Centro de Saúde
Saúde
Centro de Saúde de Gandra, Paredes
Arquitetos Aliados, co-autoria com Paulo Morgado e António Campelo

2003

Menção Honrosa
Prémio Tektónica ’03
Emergências ’03
Concurso de Ideias
Arquitetos Aliados, co-autoria com André Campos e Paulo Morgado

Biblioteca Pública em Lamego

2º Prémio
Concepção Projeto Biblioteca
Serviços – Biblioteca
Biblioteca Pública em Lamego
Arquitetos Aliados, co-autoria com Olga Feio

2002

1º Prémio
Concepção Projeto Piscinas Municipais
Serviços – Biblioteca
Biblioteca Municipal, Lamego
Arquitetos Aliados, co-autoria com Olga Feio